noticias216 Seja bem vindo ao nosso site CARIRI TV!

Esporte

Começa Campeonato Paraibano de 2024

Publicada em 16/01/24 às 16:23h - 168 visualizações

Bastidores do Esporte


Compartilhe
Compartilhar a noticia Começa Campeonato Paraibano de 2024  Compartilhar a noticia Começa Campeonato Paraibano de 2024  Compartilhar a noticia Começa Campeonato Paraibano de 2024

Link da Notícia:

Começa Campeonato Paraibano de 2024
 (Foto: Ascom)

O Campeonato Paraibano 2024 começa oficialmente nesta terça-feira (16). Treze e Serra Branca dão o pontapé inicial na competição, às 20h, no estádio Almeidão.

O estadual vai reunir 10 equipes: Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Pombal, São Paulo Crystal, Serra Branca e Treze.

O Treze é o atual campeão e busca o segundo título seguido. Já Atlético de Cajazeiras e Pombal foram campeão e vice, respectivamente, da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano 2023, e garantiram o acesso para elite do futebol da Paraíba.

O Pombal é o único estreante da competição. O Carcará do Sertão vem em ascensão no futebol paraibano. Em 2022, disputou a Terceira Divisão conquistando o acesso para a Segundona, onde ficou com o vice-campeonato, no ano passado.

Formato

A disputa do Paraibano 2024 será a mesma do ano passado. Os dez times participantes vão se enfrentar em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano.

Em caso de empate de pontos na primeira fase do Paraibano, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; menos número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos recebidos; sorteio.

Na semi, as quatro equipes classificadas vão se enfrentar em jogos de ida e volta, com o time de melhor de campanha tendo a vantagem de decidir em casa. Os vencedores garantem vaga na final. Os confrontos serão os seguintes:

Semi 1: 4º colocado x 1º colocado (ida)
1º colocado x 4º colocado (volta)

Semi 2: 3º colocado x 2º colocado (ida)
2º colocado x 3º colocado (volta)

Ao fim da semi, caso haja empate na somatória dos placares, a vaga para a final será decidida nos pênaltis.

Na final, segue o mesmo sistema da semifinal, com partidas de ida e volta. O time que tiver melhor campanha, somando os pontos da primeira fase e da semi, vai ter o direito de ser o mandante no jogo de volta.

Caso a soma dos placares dos dois jogos termine empatada, o campeão será conhecido nos pênaltis.

Vagas nos campeonatos nacionais

Os clubes campeão e vice vão garantir vagas para a Série D do Brasileirão 2025. As vagas seguir a classificação final do Paraibano. A exceção será caso algum deles já esteja classificado em uma das quatro divisões nacionais do Campeonato Brasileiro.

Os quatros times que avançarem para a semifinal vão estar posicionados de 1º ao 4º colocado geral do campeonato. O terceiro colocado será, dentre os perdedores da semi, com mais pontos somados na primeira e segunda fase da competição.

Em caso de empate em pontos entre as equipes, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; menor número de cartões vermelhos recebidos; menor número de cartões amarelos recebidos; sorteio.

Para a Copa do Brasil 2025. os clubes campeão e vice garantem vaga na competição. Já para a fase de grupos da Copa do Nordeste, a vaga será assegurada apenas para o campeão.

Campeões

O Botafogo-PB é o maior campeão do Paraibano, com 30 títulos conquistados. Campinense vem logo em seguida, com 22. O Treze fecha o top 3 de times com mais taças do estadual, com 17.

Outros clubes ainda entram na lista de campeões do estado, como Auto Esporte, Sousa, Nacional de Patos, Atlético-PB, Confiança de Sapé e CSP.

Jogos das 1ª e 2ª rodadas

Até agora, a Federação Paraibana de Futebol divulgou a tabela detalhada da 1ª e 2ª rodadas do Campeonato Paraibano.

1º rodada:

  • 16/01 (terça-feira) – Treze x Serra Branca, às 20h, no estádio Almeidão
  • 18/01 (quinta-feira) – Botafogo-PB x São Paulo Crystal, às 20h, no estádio Almeidão
  • 20/01 (sábado) – Pombal x Campinense, às 16h30, no estádio Marizão
  • 21/01 (domingo) – Atlético-B x CSP, às 17h00, no estádio Perpetão
  • 21/01 (domingo) – Nacional de Patos x Sousa, às 17h, no estádio José Cavalcanti

2ª rodada:

  • 27/01 (sábado) – Nacional de Patos x Treze, às 16h30, no estádio José Cavalcanti
  • 27/01 (sábado) – Pombal x Atlético-PB, às 17h, no estádio Marizão
  • 28/01 (domingo) – Botafogo-PB x CSP, às 16h, no estádio Almeidão
  • 28/01 (domingo) – São Paulo Crystal x Campinense, às 16h, no estádio Amigão
  • 28/01 (domingo) – Sousa x Serra Branca, às 17h, no estádio Marizão



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Copyright (c) 2024 - CARIRI TV