noticias112 Seja bem vindo ao nosso site CARIRI TV!

Geral

Paraíba sediará II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes)

Publicada em 14/11/23 às 23:12h - 167 visualizações

Ascom


Compartilhe
Compartilhar a noticia Paraíba sediará II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes)  Compartilhar a noticia Paraíba sediará II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes)  Compartilhar a noticia Paraíba sediará II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes)

Link da Notícia:

Paraíba sediará II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes)
 (Foto: Ascom)

A cidade de João Pessoa, na Paraíba, será o palco da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes), que ocorrerá de 16 a 19 de novembro no Espaço Cultural, com abertura às 19h. Este evento é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, realizado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), do Consórcio Nordeste, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, do Empreender e da Funesc.

O evento tem como propósito fomentar e valorizar a agricultura familiar nordestina, a partir de um diálogo com diferentes setores da sociedade civil, de movimentos sociais e representantes dos órgãos das diversas esferas do poder público.  A organização prevê a participação de 15.000 pessoas nos quatro dias, com a presença confirmada de 300 cooperativas e associações, totalizando mais de 600 expositores representando os nove estados nordestinos.

De acordo com Pollyanna Dutra, secretária do Desenvolvimento Humano, a Feira irá mostrar o que a agricultura familiar tem à colocar na mesa dos brasileiros e dos nordestinos, trazendo diversidade e a pluralidade das ações que acontecem no campo, e o envolvimento do campo com o desenvolvimento econômico dos estados nordestinos.

“Cada estado nordeste vai fazer o seu melhor, vai trazer o seu melhor aqui e essa troca de experiência é muito boa. Esses conhecimentos que foram adquiridos ao longo da história de cada agricultor. É um momento importante porque é uma partilha e um momento de troca de experiências.”, destacou.

Com uma programação vasta a II Fenafes terá painéis, lançamento de livros, roda de conversa, eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; Agroecologia; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino.  O evento busca ampliar o diálogo entre agricultores familiares, pesquisadores, estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas e o público em geral.

“Nós vamos ver o que o poder público tem a propor e o que o poder público tem a fomentar a esses arranjos produtivos na agricultura familiar. Como também vamos ver muita inovação, tecnologia, porque vão estar presentes as universidades, os pesquisadores, as secretarias estaduais de economia solidária ", destacou.

A feira será um ponto de intercâmbio entre os nove estados do Nordeste, que estarão presentes com representação de órgãos estaduais, e o poder público federal, que visa, além de tudo o aperfeiçoamento de políticas públicas para a agricultura familiar da Paraíba e do Nordeste.

Pollyanna Dutra ressalta que o evento vai movimentar os circuitos econômicos locais, destacando a importância da relação da natureza com o homem do campo,sob uma perspectiva de relação sustentável agroecológica. “É um momento extremamente importante para todos nós, principalmente por entender que parte do PIB da Paraíba é composto por pela agricultura familiar nas pequenas cidades.”, finalizou.

 II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária – FENAFES

Realização - Governo do Estado da Paraíba, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Consórcio Nordeste,Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, do Empreender e da Funesc.

 

Parceiros - Fundação Parque Tecnológico, Fiocruz, Banco do Nordeste, Fida, IICA, Procase, Banco Mundial, PB Rural, Cooperar, Bom é na Feira, CAIXA, EMPAER, Sttr, Fetag, Contag, MDA

Governo Federal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Copyright (c) 2024 - CARIRI TV